John Locke


Quem foi John Locke?

John Locke foi um importante filósofo inglês, nasceu em 29 de agosto de 1632 em Wrington, Inglaterra, foi considerado um dos líderes da doutrina filosófica conhecida como empirismo e um dos ideólogos do liberalismo e do iluminismo.

Locke teve uma vida voltada para o pensamento político e desenvolvimento intelectual. Estudou Filosofia, Medicina e Ciências Naturais na Universidade de Oxford, uma das mais conceituadas instituições de ensino superior da Inglaterra. Foi também professor desta Universidade, onde lecionou grego, filosofia e retórica.

John Locke era descendente de uma família de burgueses comerciantes. No ano de 1683, após a Revolução Gloriosa na Inglaterra, foi morar na Holanda, retornando para a Inglaterra somente em 1688, após o restabelecimento do protestantismo. Com a subida ao poder do rei William III de Orange, Locke foi nomeado Ministro do Comércio, em 1696. Ficou neste cargo até 1700, onde precisou sair por motivo de doença.

Filho de um advogado e proprietário rural do Somerset, no sudoeste de Inglaterra, que se transformou em capitão de cavalaria durante a Guerra Civil, Locke despertou muito cedo para os problemas da vida política inglesa da sua época. Mas os problemas políticos não influenciaram em nada o decurso da sua educação. Entrou para a escola de Westminster em 1646, tendo ido para Oxford para o Colégio de Christ Church em 1652, tendo aí vivido até 1684. Parece ter-se preparado para entrar na vida clerical, mas sabe-se que recusou um futuro cargo em 1666, ano em que pediu dispensa das ordens para continuar os seus estudos. Num dado momento começou a estudar medicina, tendo-se licenciado em 1674.

Locke também foi pesquisador, secretário do governo, escritor de economia, ativista político, estudante de medicina. Suas ideias ocasionaram a vitória da Revolução Gloriosa em 1688. Em seus últimos anos de vida passou a responder críticas e revisar edições de seus trabalhos. Locke morreu em Oates em 28 de outubro de 1704, estava muito doente e não conseguia mais levantar-se da cama. Nunca se casou ou teve filhos.


Suas principais obras foram:

- Cartas sobre a tolerância (1689)
- Primeiro e o Segundo Tratado sobre o Governo Civil (1689)
- Ensaio a cerca do entendimento humano (1690)
- Pensamentos sobre a educação (1693)

Para saber mais sobre a Biografia de John Locke, AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário